quinta-feira, 20 de março de 2014

Conheça os principais testes para monitorar sua glicemia


                                       



Glicemia de jejum

É a medida da glicose no sangue depois de um período de jejum de 8 a 12 horas. O teste geralmente é feito pela manhã e é o melhor exame para avaliar a quantidade de glicose produzida pelo corpo (que durante o jejum é produzida principalmente pelo fígado).

Glicemia pós prandial

Representa a medida da glicose no sangue após uma refeição. O teste pode ser feito 2 horas após o café da manhã, almoço ou jantar. É o melhor exame para avaliar a quantidade de carboidrato ingerida, responsável pela elevação da glicemia após as refeições. As medidas de glicose pós prandiais são particularmente úteis para ajudar o médico a otimizar o tratamento medicamentoso.

Hemoglobina glicada

Tradicionalmente, corresponde a média da glicemia dos últimos 3 meses. O exame é feito no laboratório a qualquer hora do dia, sem necessidade de jejum. O teste recebe esse nome porque indica a quantidade de glicose ligada a hemoglobina dos glóbulos vermelhos (hemácias).
Ao contrário da glicemia de jejum e pós prandial, que informam os níveis de glicose no momento em que o teste é realizado, a hemoglobina glicada permite avaliar a glicemia durante um período mais prolongado. Por isso é o exame mais importante para avaliar o risco de complicações do diabetes.

Automonitorização

Para atingir um bom controle da glicemia, além de consultar seu médico regularmente, é necessário fazer a automonitorização dos níveis de glicemia em diferentes momentos do dia. Isto pode ser feito com um aparelho eletrônico chamado glicosímetro, que mede o valor da glicemia numa gota de sangue, retirada geralmente das pontas dos dedos da mão. A frequência desta monitorização depende do grau do controle glicêmico, do tratamento utilizado e de situações específicas, como por exemplo, na suspeita de hipoglicemia.

Enfª Gleyce Pires
Coren DF 262 757 

Nenhum comentário:

Postar um comentário