quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Mais informações para você!



Você sabe o que é diabetes?


              Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a glicemia (nível de açucar no sangue) vem da ingestão dos alimentos que sofrem digestão no intestino e se transformam em açucar (glicose). 
        A glicose é usada pelos tecidos como fonte de energia, mas para ser utilizada ela precisa de uma substância chamada insulina que é o hormônio produzido pelo pâncreas.
        Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que se denomina de hiperglicemia, causando o aparecimento do diabetes.
São diversos tipos de diabetes, os mais frequentes: diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e diabetes gestacional.
        O diabetes mais comum é o tipo 2, quase 90% dos casos, e aproximadamente metade dos indivíduios que a possuem não sabem, uma vez que a doença pode ser de poucos sintomas.
        O diagnóstico precoce é fundamental, quanto mais cedo saber que é diabético melhor, pois o tratamento evita as complicações, que podem acontecer de forma aguda ou em longo prazo, conhecidas por complicações crônicas.

Alguns dos sintomas são:
  • Urinar excessivamente, incluindo acordar a noite para urinar;
  • Sede excessiva;
  • Aumento de apetite;
  • Perda de peso (em pessoas obesas a perda de peso ocorre mesmo estando comendo de maneira excessiva);
  • Cansaço;
  • Vista embaçada ou turvação visual;
  • Infecções frequentes. 
Aguardem que traremos mais informações sobre cada uma desses tipos de diabetes! 

Enf Gleyce do Prado
Coren DF 262 757

Os alimentos sofrem digestão no intestino e se transformam em açúcar, chamada glicose que é absorvida para o sangue. A glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia. A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substancia produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue o que chamamos de HIPERGLICEMIA. - See more at: http://www.diabetes.org.br/para-o-publico/tudo-sobre-diabetes#sthash.Db66LtWH.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário