sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Diabetes gestacional


        
        Durante a gestação ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher, entre elas a produção hormonal para o desenvolvimento do bebê. A placenta é uma fonte importante de hormônios que reduzem a ação da insulina no organismo, que é responsável pela utilização da glicose no organismo. Em consequência disso o pâncreas materno aumenta a produção de insulina para compensar esse quadro de resistência à sua ação. No entanto esse processo não acontece com todas as mulheres, e elas desenvolvem o quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue.
        Quando o bebê é exposto a altos níveis de glicose, no ambiente intra-uterino, há maior risco de crescimento fetal excessivo (macrossomia fetal), e consequentemente partos traumáticos, hipoglicemia neonatal e até obesidade e diabetes na vida adulta.
        É recomendado que toda gestante a partir da vigésima quarta semana (início do sexto mês) de gravidez com o acompanhamento médico, façam testes de glicemia em jejum e mais importante ainda a glicemia após estímulo de ingestão de glicose, o chamado teste oral de tolerância a glicose e segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes se os valores encontrados nos exames forem maiores que 92 mg/dl em jejum e 180 mg/dl  e 153 mg/dl respectivamente 1 e 2 horas após a ingestão da glicose é caracterizado diabetes gestacional.
        O controle do diabetes gestacional se dá muitas vezes por meio de orientação nutricional adequada e atividade física (somente depois de avaliação se não existe alguma contra- indicação de exercícios).
        As gestantes qua não conseguem alcançar um controle adequado da glicemia com dieta e atividade física, tem indicação de associar insulinoterapia. O uso da insulina durante a gestação é seguro, e tem o objetivo de normalizar os valores glicêmicos da mulher. 
        O uso de um sistema de infusão contínua de insulina conhecido por bomba de insulina (pequeno equipamento acoplado ao corpo) que faz a insulina chegar ao organismo de forma contínua, conforme programação durante todo o dia e também nas refeições, é uma das formas de tratamento com excelentes resultados na gravidez. A indicação das formas de controlar a glicose no sangue devem ser do obstetra especialista em gestação de alto risco e do endocrinologista que acompanha a gestante com diabetes gestacional. Saiba mais em http://www.bombadeinsulina.com.br/# .
        A maioria das gestações complicadas pelo diabetes, quando tratada de maneira adequada irá ter um excelente desfecho para a mãe e para o bebê.

Fontes: Sociedade Brasileira de Diabetes
            http://www.bombadeinsulina.com.br/#

Enf Gleyce do Prado
Coren DF 262 757
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário