Benefícios do Inhame para o Diabetes
O nutricionista Gilson Teles Boaventura está com um projeto para analisar a farinha de inhame como parte do tratamento do diabetes. A pesquisa é realizada no Laboratório de Nutrição Experimental, vinculado à Faculdade de Nutrição da Universidade Federal Fluminense (Labne/ UFF).
O estudo, realizado em animais de experimentação, tem resultados que indicam que o alimento pode ajudar a diminuir transtornos metabólicos do diabetes. Um grupo de ratas recebeu uma dieta hiperlipídica e uma medicação indutora de diabetes. Assim, apresentaram taxa média de glicose de 300 mg/dL, que era três vezes maior do que a do grupo controle, que por sua vez, recebeu uma dieta equilibrada e saudável.
Na segunda etapa, as ratas diabéticas foram separadas em dois grupos, sendo que um grupo continuou com alimentação hiperlipídica e o outro recebia a mesma ração, somada a 25% de farinha de inhame.
De acordo com o nutricionista, após analisar o pâncreas desses animais, pode-se concluir que os que receberam a farinha de inhame apresentavam as células pancreáticas mais organizadas e estruturadas. Isso pode significar uma maior atividade desse órgão e, consequentemente, uma produção de insulina mais eficaz.
Outro ponto analisado foi a densidade óssea. O estudo concluiu que a mineralização dos ossos foi mais eficiente nas ratas que se alimentaram com farinha de inhame.
As próximas etapas da pesquisa são o aumento da quantidade de farinha na dieta das cobaias, além do estudo dos efeitos desse consumo durante a gestação e lactação.
Fonte: Revista da Sociedade Brasileira de Diabetes,
Volume 20, novembro 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário