quinta-feira, 29 de maio de 2014

Semana Internacional da Tireoide



      Entre os dias 23 e 27 de maio será realizada a “Semana Internacional de Conscientização da Tireoide”. A campanha mundial tem o objetivo de conscientizar o público, imprensa e profissionais de saúde sobre a tireoide e seus distúrbios. 
      A SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) Nacional, junto com o Departamento de Tireoide, a Comissão de Campanhas da SBEM, as Regionais e empresas, promoverá uma série de ações educacionais em todo território nacional, destinadas aos profissionais de saúde e ao público geral. A campanha conta com palestras, distribuição de material impresso e divulgação de informações sobre tireoide para a mídia. São várias ações, inclusive na televisão e redes sociais. Você já pode acessar, inclusive, o vídeo da campanha em seu canal, no YouTube.
      O dia 25 de maio foi adotado pelas quatro sociedades irmãs (LATS, ETA, ATA e AOTA)* como o “Dia Internacional da Tireoide”. Desde 2009, a Federação Internacional de Tireoide, em conjunto com organizações de pacientes, desenvolvem campanhas educacionais ao redor do mundo durante o que se denominou de “Semana Internacional de Conscientização sobre a Tireoide”.

O que é a Tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço que tem forma de borboleta. Os hormônios tireoidianos (T4 e T3) são responsáveis pela regulação do metabolismo, ou seja, por todo o trabalho celular do organismo. Assim, uma tireoide hipoativa (hipotireoidismo) ou hiperativa (hipertireoidismo) pode causar uma gama de sinais e manifestações clínicas que afetam a qualidade de vida dos pacientes. No entanto, porque os sintomas podem ser leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições e não realizado. 

Fique Atento

Estima-se que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofram de disfunções da tireoide em todo o mundo, sendo que  mais da metade desconhecem sua condição.  As mulheres em particular e os idosos são mais suscetíveis às doenças da tireoide.

No idoso, os sintomas dos distúrbios da tireoide podem ser confundidos com os da própria idade e não serem adequadamente tratados.  Os distúrbios funcionais da glândula, se não tratados, podem causar complicações graves, entre as quais doenças cardiovasculares. Podem ainda afetar a gestação e o feto em desenvolvimento. Por outro lado, as disfunções da tireoide podem ser facilmente detectadas, através de um exame, o TSH, que avalia os níveis do hormônio estimulador da tireoide no sangue. O teste é simples, de baixo custo e disponível pelo SUS. 
Fonte: endocrino.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário