segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Diabetes fora de controle




        Os hábitos alimentares inadequados, a falta de atividade física e o tabagismo estão fazendo o exército de diabéticos aumentar em proporções epidêmicas no Brasil. Em três anos o número de brasileiros diagnosticados com a doença cresceu 76% e o número de pessoas que têm a doença no país já supera as previsões feitas há dois anos para 2030, quando se esperava ter 12,7 milhões de diabéticos. Em 2010, o total de doentes era de 7,6 milhões em três anos pulou para 13,4 milhões, sendo 90% deles com a forma adquirida da doença, o chamado diabetes tipo 2, que tem relação direta com o estilo de vida.
        A grande maioria (87%) acredita que evitar muito açúcar é a principal forma de combater o diabetes e 23% dos brasileiros nunca fizeram algum teste na vida para o diagnóstico da doença. 
        Foi divulgado na semana passada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) um estudo no qual foram entrevistado 1.106 pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Desse universo 9% se declararam diabéticos, número inferior à média nacional, que é de 12% e 47% responderam não ingerir frutas e vegetais diariamente. 31% declararam ter diabetes tipo 1, 29% diabetes tipo 2 e 34% não souberam informar qual o tipo. 
        Com o cenário atual, o Brasil, passou de quinto para quarto país do mundo em diabéticos atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos. O diabetes está em expansão no mundo todo. E a população doente pode ser ainda maior, já que muitos ainda não têm o diagnóstico, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Balduino Tschiedel.
        Pelo menos 80% dos diabéticos tipo 2 têm sobrepeso ou obesidade, desses apenas 26% estão com a doença controlada. 
        O diabetes hoje mata mais que o trânsito e quatro vezes mais que a Aids. Entre 2000 e 2010, 470 mil pessoas no país perderam a vida em consequência das complicações da doença.
        Queremos chacoalhar as pessoas para o fato de que atividade física regular, a alimentação balanceada e a interrupção do fumo são alguns dos fatores primordiais para prevenção do diabetes tipo 2.  

Fonte: Correio Brasiliense

Enfª Gleyce do Prado
Coren Df 262.757

Nenhum comentário:

Postar um comentário