quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Modalidades de Assistência Médica

 

     

      "Neste nosso país coexistem modelos completamente diferentes de assistência médica, e até conflitantes, sendo tal circunstância provavelmente um dos motivos de confronto entre o Ministério da Saúde e determinados sanitaristas do Sistema Único de Saúde (SUS).
      Nossos governos estão gerando três medicinas: a do SUS, para os muito pobres, a dos convênios, para os menos pobres, e a verdadeira que é destinada a poucos.
      Os do SUS imaginam o atendimento universal e rápido. Noventa por cento ou mais dos pacientes que procuram assistência têm problemas situacionais ou muito simples, que qualquer médico é capaz de ouvir e propiciar qualquer apoio. O que esse tipo de atividade não é capaz de fazer é diagnosticar algo mais sério. 
      Quanto aos convênios, o almejado é o profissional que atenda depressa, em 15 minutos, mais ou menos, e nesse período seja capaz de efetuar uma consulta resolutiva sem usar muitos exames.
Se for um médico de melhor nível, não vai aceitar a remuneração convencional e muito menos o atendimento veloz. Também os convênios ainda não perceberam que desmanchando o vínculo médico- paciente, o cliente vai ter dificuldade para voltar a quem o atendeu.
      Para quem atua em medicina baseada em evidências, o elemento fundamental é ouvir e organizar os problemas dispondo de tempo suficiente e a partir daí pedir os elementos subsidiários necessários, de imagem ou de laboratório para possíveis auxílios desejados e então, se necessário encaminhar a um especialista. Uma tarefa que pode ser algo muito simples ou extremamente complexo, pois muitos vêm com pilhas de resultados de provas já efetuadas e impressos da internet.
      Essa terceira maneira de medicina é a nosso ver a que aconselhamos para adoção na vida profissional inteira e consiste em realmente fazer medicina. O resto deveria ter outro nome." Jornal da UsP, Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak. Agosto 2013.

      Na clínica Diabetes Brasília você encontrará uma equipe capacitada com especialistas afim de um atendimento de qualidade e resolutividade por meio da medicina baseada em evidências para pacientes diabéticos ou com qualquer problema endócrino. Contamos com a mais moderna tecnologia com uso de prontuário eletrônico, monitorização glicêmica, sistema de infusão contínua de insulina e adoção de diretrizes internacionais de tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário